No começo era o caos. Bytes e mais bytes de MPEGs, AVIs e outros formatos de vídeo lotando os e-mails dos internautas. As caixas postais transbordavam sempre que um fenômeno como o sanduíche-iche tomava conta do mundo virtual.
Aí, em 2005, veio o Youtube. E os filmes - tanto os caseiros como os profissionais - passaram a ter um lugar para se hospedar sem ônus para os "cineastas" da era digital.
FOTO A FOTO, OS CLÁSSICOS DO YOUTUBE
Em poucos meses, o site de compartilhamento de vídeos se tornou um sucesso mundial porque cumpria quatro regrinhas básicas da internet: gratuito, interativo, rápido e fácil de usar.
Surgia então um espaço multiuso na web: celeiro para novos talentos, arquivão da TV e, também, um pesadelo para as celebridades. Pois é, em tempos de Youtube, se o astro bobear, fica com o mico imortalizado na internet. Que o diga Daniella Cicarelli!
Em setembro de 2006, um paparazzo postou no Youtube um vídeo feito na Espanha da Cicarelli e o namorado Tato Malzoni protagonizando cenas quentes numa praia de Cádiz. As imagens correram mundo e o casal entrou com um processo para tirar o flagra do ar.
Na época, o juiz do caso não só proibiu o vídeo como o acesso ao Youtube, o que gerou a ira dos internautas brasileiros. No caso de Cicarelli - que ainda está longe de acabar - o paparazzo saiu ileso da confusão, mas nem sempre é assim.
Na guerra entre famosos e fotógrafos quem leva a melhor é o Youtube. O site hospeda as brigas, as baixarias e as loucuras dos astros contra os cinegrafistas abelhudos.
Um clássico dessa eterna batalha é o ataque que Britney Spears - descontrolada e careca - fez a um paparazzo com um guarda-chuva.
No Brasil, o paparazzo Gabriel Reis é o campeão nessas brigas. Ele tomou uns sopapos de João Gordo no aeroporto e sofreu um nocaute de Luana Piovani.
Hoje, qualquer um com um celular com câmera pode virar um paparazzo. Scheila Santos, a nova namorada de Junior Lima, sofreu deste mal. A loira foi filmada beijando duas amigas na boca em um banheiro. Aparentemente, o vídeo de 22 segundos foi gravado por um celular.
Pete Doherty, o eterno ex de Kate Moss, também foi surpreendido por uma câmera enquanto injetava drogas no braço dentro de um quarto de hotel na Tailândia.
Beyoncé Knowles com certeza odiou quando viu seu tombo durante um show em Orlando parar no Youtube após ser gravado por uma câmera de celular. No vídeo, a cantora rola uma escada enquanto faz uma performance empolgada.
"Se é fácil perder, perder do jeito que perdemos é muito mais difícil". Você não vê sentido dessa frase? Provavelmente, o autor dela Fernando "Zuzubem" Vanucci também não.
O apresentador da Redetv! misturou remédios e começou a dizer coisas incompreensíveis em seu programa após a final da Copa da Alemanha. A youtube.com/watch?v=e3K4JcQy84o">escorregada de Vanucci virou hit no YouTube e celebrizou máximas do nonsense como "A África do Sul é logo ali. Caso contrário, seremos comida de leões" (?????).
O jornalista não foi o único que teve o mico televisivo imortalizado na internet. Jeremias muito louco saiu de um telejornal policial local para virar um astro virtual. Após enxugar a cachaça que "o cão botou" para ele beber, Jeremias canta e faz a festa na delegacia. Cinco estrelas!
Não é só de produções recentes que vive o site de vídeos. Micos de 20 e 30 anos atrás também estão na web para desespero das celebridades. A piada do bambu, uma das maiores saias justas vividas por Silvio Santos, ressuscitou na internet. E o homem do baú, que já tinha enterrado o bambu - no bom sentido - no fundo da memória, teve que reviver o momento.
Esta não é única de Silvio! O mergulho na piscina do topa tupo por dinheiro também não pode ficar de fora da lista.
A versão sem cortes da briga entre Dado Dolabella e João Gordo também é TOP10 no site de troca de vídeos. (E me segura, me segura senão eu bato, ops, senão eu vou lá assistir pela milésima vez à confusão!)
Maria Alice Vergueiro sempre foi bastante conhecida no meio teatral. Mas o verdadeiro estrelato veio com o Tapa na Pantera. A vovó que curte fumar 'unzinho' e tomar um chá virou o maior sucesso da era Youtube, catapultando a carreira da atriz e de todos os envolvidos no vídeo.
Mas ela não é a única estrela na constelação "youtúbica". Outros desconhecidos estão tendo seus quinze minutos de fama.
Tem, por exemplo, a Japinha do Karaokê que, na verdade, é malasiana e dá um show na fofura e na cantoria. E a Sônia Dablio, que não consegue acertar o endereço do site que a celebrizou.
Duas crias do Youtube que estouraram recentemente são os presidiários filipinos encenando o clipe thriller, de Michael Jackson, e a música "Vai Omar no C..", que foi até interpretada pela meiga Eliana. Um pouco mais antigo mas não menos bizarro é a mini-Britney, o cover anão de Britney Spears.
O brasileiro que mais simboliza essa idéia do "seja uma estrela você também" é Guilherme Zaiden. O estudante de Brasília fez a 'obra-prima' confissões de um Emo e correu para os braços da fama.
E assim caminha o Youtube. Quem tem talento, põe. Quem tem vergonha, tenta tirar. E quem não tem nem um nem outro, se diverte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário